top of page

Origem dos Macarons

  • cascota
  • 23 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Para quem não conhece, o macaron é um biscoito redondo, crocante por fora, húmido e macio por dentro, e com uma espécie de “espuminha” nas extremidades, também conhecida como saia. Parece ser simples, mas é delicioso, e não deixa de parecer um mini hambúrguer doce. O seu sucesso não é em vão, e com o passar do tempo foram criadas misturas de sabores, que aguçam o paladar de qualquer um.

A receita original do macaron passou por inúmeras modificações até chegar ao que é hoje.

Iguaria típica francesa, o macaron possui origem italiana, explicando também o seu nome. A primeira versão da receita do macaron era feita com merengue de amêndoas e similar ao Amarreti (biscoitos italianos feitos à base de amêndoas, açúcar e clara de ovos), crocante por fora e úmido por dentro. O seu nome, provem da palavra italiana para massa “macarrone”.

Tudo começou no século XVI, quando o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza.

As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos.

Mediante isso, a grande ideia do Macaron que consumimos hoje em dia foi criada por Pierre Desfontaines Ladurée, que no inicio do século XX juntou os dois biscoitos de merengue e preencheu com ganache de chocolate.

O original macaron parisiense é o que possui merengue feito com amêndoa e recheio de ganache, entretanto, é possível encontrar diversos sabores como caramelo, baunilha, pistache, framboesa, laranja, chocolate branco, café, e etc. As diversas cores, elemento responsável por grande parte do sucesso do macaron, provem da adição de um corante comestível.

Estes

foram resultado da minha experiência. Não ficaram perfeitinhos, mas para a primeira vez não ficaram mal, atendendo que foram confecionados sem recurso a utensílios apropriados.

Estes biscoitos passam por um processo bastante delicado, não sendo fácil como possa parecer.


 
 
 

Comentários


© 2016 por Flor de Cacau

bottom of page