top of page

Origem do Cheesecake

  • cascota
  • 3 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

A origem do cheesecake é interessante. Apesar de muitas culturas terem a sua versão, é nos Estados Unidos que nasce o cheesecake como o conhecemos.

Que o cheesecake é uma unanimidade, ninguém duvida. Esta sobremesa é composta, geralmente, de base de bolacha, recheio à base de queijo, creme, e cobertura de frutas.

Contudo, é muito mais antiga do que imaginamos.

Recuemos à Grécia antiga:

Relatos históricos dão conta de que o cheesecake foi servido na Grécia antiga durante os jogos olímpicos na ilha de Delos em 776 A.C.

Imaginam um atleta a comer uma fatia de cheesecake de frutos vermelhos antes de uma prova de 100 metros?!

Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos.

Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los.

Eles também assavam tarde de queijo e os franceses faziam receitas de requeijão e açúcar.

E assim foi-se espalhando, e transmitindo de gerações em gerações.

A versão moderna do cheesecake surgiu em meados de 1880, quando a "Empire Cheese Company" lançou o seu cream cheese industrializado( a empresa que foi comprada pela actual e conhecida "Kraft", dona da marca Philadelphia).

Um dos primeiros restaurantes a usar este produto num cheesecake foi o "Reuben's Restaurant", em Nova York. A receita despertou invejas, e o confeiteiro.chefe do restaurante foi "roubado" pelo concorrente "Leo Lindemann, do "Lindy's. Foi aí que o cheesecake recebeu uma crosta de bolacha na base para ser fatiada mais facilmente.

Impossível determinar qual é a autêntica receita de cheesecake americana.

No fim da 2ª Guerra, surgiu a versão que não vai ao forno. Leva base de biscoito triturado com manteiga. Em comum, todas têm o recheio que mistura cream cheese, ovos e açúcar, comum toque de limão ou laranja que confere acidez. Por cima, vale tudo: cobertura com geleia, com calda de frutas, com chocolate, etc.

Recentemente, fiz o meu primeiro cheesecake. Para principiante não ficou nada mal, e garanto-vos que ficou uma verdadeira delícia!


 
 
 

Comments


© 2016 por Flor de Cacau

bottom of page